42º GP de Atletismo da Guarda - Parabéns Cidade da Guarda 819º aniversário
Realizou-se no passado domingo o 42º Grande Prémio de Atletismo, uma prova integrada nas comemorações do 819º aniversário da cidade. Apesar de estar sob ameaça de chuva o domingo de manhã revelou-se bem agradável para a realização da prova.
Mais de uma centena e meia de pessoas juntaram-se junto da rotunda do Anjo, onde claro os mais lindos(as) e brilhantes Guarda Runners fizeram questão de marcar presença e assinalar a sua força na prova.
E não fossem outros tantos estarem empenhados na sua participação no Invernal de Bicicleta e iriam ver a força e charme deste maravilhoso grupo.
Uma manhã que começou logo ás 09h00 da manhã com uma corrida de pneus, uma prova muito interessante e divertida, que serviu para matar saudades de brincadeira de antigamente. E se quiserem saber como antigamente havia (na minha opinião) mais e melhores corredores, talvez se deva a que muitas das brincadeiras eram a fazer horas seguidas de corridas empurrando máquinas extremamente rápidas como esta:
Experimentem uma corrida com este objeto, num trajeto sinuoso como este e deixem a vossa opinião nos comentários de como foi. Talvez descubram um fantástico exercício de fortalecimento muscular.
A partir das 10:30 iniciou-se a competição de todos os escalões onde os resultados a destacar foram :
Absolutos Femininos
1ª Vanda Ribeiro GRECAS
2ª Mª Teresa Bernardo NSLF
3ª Sabina Neca ACRSD
Absolutos Masculinos
1º Luís Martins ACRSD
2º Rafael Baraças CAS
3º Cristiano Pereira CPM
Veteranos A Masculinos
1º Paulo Gomes GDCG
2º José Silva MCVC
3º Rui Manuel Alves INDIV-G
Veteranos B Masculinos
1º Luís Mendonça MPBF
2º Jacinto Correia MCVC
3º Alberto Mendes MCVC
(Continuo sem entender esta insistência de haver desigualdade de escalões entre masculinos e femininos)
Paulo Gomes foi o Atleta mais rápido de todas as categorias com o tempo de 30:15 para os cerca de 9400m de prova. Continua a demonstrar uma força e uma forma inexcedível e ao alcance de poucos.
Eu fiz a prova em 36:45, o que não foi nada mau tendo em conta a noite atribulada e alguma dificuldade que o percurso apresentou. Um 9º lugar da geral e 3º lugar em Veterano A onde tive o privilégio de subir ao pódio com o atleta que admiro, deu-me imensa alegria.
Agora em relação a esta cidade e ao atletismo, continuo a achar que esta cidade merece mais provas, em particular alguma que se identifique com a própria cidade. A ideia de uma prova de montanha urbana com início na zona da estação até à Torre de Menagem é um desafio que devia ser transformado em competição. Fica aqui a sugestão.
Expresso os meus parabéns à AAG e a todas as entidades que proporcionaram esta bela manhã desportiva, e também os parabéns à cidade da GUARDA pelos longos 819 anos!
(Esta imagem provém do Wikimedia Commons)
Bons treinos, bons passos de corrida onde quer que estejam!